Você provavelmente já sabe que o uso de smartphones mudou e continua mudando os hábitos de todo mundo. E dentro do mercado de trabalho, a mobilidade corporativa ganha cada vez mais relevância.

Se os aplicativos já são amplamente utilizados em várias ações do nosso dia a dia, por que não usá-los também para o trabalho? É aí que os aplicativos móveis corporativos entram em cena. Com eles, a sua equipe pode render mais.

Percebendo isso, empresas de todos os portes e ramos estão investindo em soluções que otimizam o uso de dispositivos móveis pelos seus colaboradores. Ficou interessado? Então, acompanhe conosco para entender mais sobre os aplicativos móveis corporativos!

O que é mobilidade corporativa?

Aplicativos móveis corporativos são uma espécie de extensão do sistema operacional da empresa. Neles, os funcionários podem acessar suas ferramentas de gestão de processos, controle, vendas etc. de qualquer lugar.

Isso significa que os colaboradores passam a usar seus próprios dispositivos ou dispositivos cedidos pela empresa para acessar ferramentas de trabalho e poderão fazer isso de qualquer lugar e a qualquer hora.

Ou seja, ao adotar a mobilidade corporativa você dá ao funcionário mais liberdade e garante que ele possa trabalhar mesmo quando o computador não está por perto. Isso é particularmente desejável para as equipes que trabalham externamente, mas não apenas para elas.

Como um aplicativo corporativo pode ajudar sua empresa?

Entre as principais vantagens de utilizar os aplicativos corporativos, podemos destacar a economia de tempo, maior controle de processos e o aumento da produtividade. Veja alguns benefícios que a mobilidade corporativa pode trazer para sua empresa!

Otimização de tempo

Sua equipe provavelmente passa por deslocamentos, seja entre visitas a clientes, entre uma reunião e outra, em viagens, no trânsito etc. Durante esses períodos, eles acabam ficando ociosos quando não podem acessar as ferramentas corporativas.

Quando existe um aplicativo corporativo, ao contrário, os funcionários podem aproveitar melhor esse tempo. Sendo assim, a ociosidade da sua equipe pode ser reduzida consideravelmente e, como consequência, seu time se tornará mais produtivo.

Mais rendimento das equipes de vendas

As equipes de vendas externas são as grandes beneficiadas pelos aplicativos corporativos. Muitas vezes, quando os vendedores estão fora do escritório, acabam perdendo o acesso a muitas ferramentas que podem ser úteis durante as vendas.

Ao adotar um aplicativo corporativo, seus vendedores terão acesso às ferramentas da empresa e podem fazer consultas sempre que necessário, de maneira rápida e prática.

Mais controle de processos e dados

Ao mesmo tempo em que seus funcionários têm acesso às ferramentas da empresa, eles podem imediatamente abastecer a empresa com dados sobre suas ações. Assim, os apps corporativos ainda ajudam no controle de tudo que está acontecendo.

Em vez de ter que esperar a sua equipe retornar de uma viagem ou visita ao cliente, com o aplicativo corporativo o gestor pode ter acesso aos resultados deles em tempo real. Isso otimiza o controle estatístico dos processos, a tomada de decisões e a comunicação com a equipe.

Comunicação facilitada

Por falar em comunicação, não podemos esquecer como os apps corporativos auxiliam também nesse aspecto. Softwares de comunicação corporativos já são muito utilizados por vários negócios e podem ser implementados também nos dispositivos móveis.

Assim, sua equipe pode interagir rapidamente, trocar mensagens, documentos e outros dados, independentemente de suas localizações. Isso aumenta a integração e permite que a comunicação aconteça ininterruptamente, tanto entre os colegas de equipe quanto entre gestores e seus liderados.

Flexibilidade para os colaboradores e gestores

Hoje em dia, é cada vez mais difícil falar em horários e locais fixos de trabalho. A maioria das pessoas deseja poder conciliar o trabalho com os interesses e responsabilidades pessoais. Por isso, ferramentas que permitem o trabalho remoto e horários flexíveis são cada vez mais apreciadas pelos funcionários.

Além de ser benéfica para eles, essa prática é interessante também para a empresa. Pode-se reduzir os problemas causados, por exemplo, quando colaboradores ficam presos no trânsito, quando têm algum imprevisto familiar ou qualquer outro tipo de incidente.

Ao contar com um aplicativo corporativo, o funcionário ainda pode concluir alguma tarefa que ficou pendente, além de enviar e receber informações. Portanto, ao garantir essa flexibilidade, todos saem ganhando.

Segurança para a empresa

Muitos empresários e gestores têm a mesma preocupação quando se fala em mobilidade corporativa: como fica a segurança dos dados da empresa? Essa é, sem dúvidas, uma preocupação necessária e um aspecto que precisa ser levado em conta na hora de desenvolver os apps.

A boa notícia é que é possível desenvolver aplicativos corporativos que funcionem com total segurança para a empresa. Com um bom desenvolvedor, você pode ficar tranquilo e ter a certeza de que os dados armazenados estão seguros e protegidos.

Melhoria da experiência dos clientes

Uma das partes mais importantes de qualquer negócio não poderia ficar de fora dessa lista. Quando a sua equipe conta com aplicativos corporativos, os seus clientes também conseguem perceber melhorias.

O atendimento fica mais ágil e personalizado, elevando a experiência do cliente. Ele também pode interagir mais com a empresa e se engajar com a marca. Nesse sentido, o aplicativo móvel se transforma em uma vantagem competitiva em relação aos seus concorrentes também na hora de conquistar o cliente.

Como funciona esse aplicativo?

Basicamente, o aplicativo corporativo pode funcionar como você quiser. Ele pode ser personalizado de acordo com os interesses e o ramo da empresa. Não importa se o seu negócio é B2B, B2C, grande, médio ou pequeno — é sempre possível criar uma solução sob medida.

Para fazer isso, busque um parceiro na área de tecnologia da informação que seja capaz de adequar as soluções dele às necessidades da sua empresa. O aplicativo pode ser criado, por exemplo, para equipes específicas, como as de vendas, para toda a empresa, para funções variadas ou para uma aplicação apenas.

Enfim, o que os aplicativos móveis corporativos têm em comum é a capacidade de facilitar o dia a dia de funcionários, gestores, diretores e empresários. Todo o restante pode ser desenhado para a sua empresa.

Ressaltamos que as tecnologias móveis já têm espaço em nossas vidas de diversas maneiras e as empresas podem e devem se aproveitar disso. Adote a mobilidade corporativa no seu negócio e faça dela uma grande aliada para gestão e melhoria dos seus processos.

E você? Concorda coma importância da adoção da mobilidade corporativa? Compartilhe o texto nas suas redes sociais e conte para seus amigos sobre isso!

Share This