O Business Model Canvas (tela de modelo de negócio, em português) é um método que nos possibilita visualizar o negócio todo em apenas uma página, em vez de recorrer a documentos extensos, repletos de textos pesados e números, para entender como a empresa funciona.

Já imaginou como seria apresentar a parceiros, por exemplo, o seu modelo de negócio numa única tela, usando elementos intuitivos e menos textuais, e ainda poder atualizar o documento sem comprometer a estrutura? Pois bem, é isso que o Canvas proporciona!

Mas como o método funciona? Quais são suas vantagens em relação ao que as empresas fazem tradicionalmente? Que benefícios o Canvas traz? Há ferramentas específicas para criá-lo? É o que responderemos neste conteúdo. Acompanhe!

Como funciona o Business Model Canvas?

Fazer com que todo um modelo de negócio seja compreendido num único documento, em tese, parece desafiador — sobretudo às empresas que já operam há muito tempo.

A tarefa, no entanto, é mais simples do que parece. Comecemos pelo fato de que o Business Model Canvas é composto de nove elementos, sendo a compreensão desses o primeiro passo para entender como ele funciona. Veja:

  • atividades-chave: operações e processos cruciais ao negócio;
  • canais: meios de contato entre empresa e cliente;
  • custos: custos indispensáveis inseridos no modelo;
  • fontes de receita: todas as possibilidades de gerar dinheiro, como vendas de produtos, aplicações de investimentos, serviços alternativos etc.;
  • parceiros-chave: fornecedores e parceiros fundamentais estrategicamente;
  • proposta de valor: que valores serão entregues? Quais conflitos do cliente a empresa busca solucionar?;
  • recursos-chave: principais recursos para o funcionamento do modelo de negócio;
  • relacionamento com o consumidor: tipo de relação, como interativa, terceirização, consultoria, serviços automatizados etc.;
  • segmentos de cliente: quem são os principais clientes.

A junção desses elementos permite a visualização completa de como o negócio opera, pois traz as mais importantes informações relativas à infraestrutura, às finanças, aos clientes e à oferta de serviço.

Quais as diferenças entre Business Model Canvas e os planos de negócio tradicionais?

É válido destacar que o Business Model Canvas não invalida o plano de negócio convencional. Isso significa que até as empresas experientes, cujos modelos estão muito bem definidos, podem criar um Canvas para ser usado em momentos oportunos.

O que acontece é que um plano de negócios fortemente estruturado com base no histórico da empresa — o que implica alto volume de números, índices e metas — tende a ser extenso e, portanto, não é apropriado para o Canvas, visto que o documento deve ser sucinto.

Por sua vez, o Business Model Canvas é ideal para a rápida validação do modelo de negócio, trazendo uma visão macro de como ele é executado, sem que uma ampla quantidade de métricas seja aplicada. Ou seja, é uma excelente alternativa para startups e empresas que estão ingressando no mercado.

Quais as vantagens do Business Model Canvas?

Confira, a seguir, quais as vantagens do modelo:

  • facilita o entendimento do plano de negócio;
  • auxilia no foco ao que é mais importante;
  • favorece debates sobre o modelo de negócio, pois o documento é amplo e, ao mesmo tempo, leve;
  • simplifica a apresentação do modelo a parceiros e investidores; e
  • permite alterações a qualquer instante, portanto, reflete o momento da empresa.

Quais as ferramentas online para a criação do Canvas?

Canvanizer

O Canvanizer é uma ferramenta intuitiva e fácil de usar, bastando optar pelo modelo de sua preferência e preencher um formulário com o título do Canvas e o endereço de e-mail.

Leanstack

Mais do que uma ferramenta, o Leanstack é uma plataforma a qual permite ao usuário criar seu Canvas rapidamente, sem que se perca tempo planejando, com a aplicação de métricas fáceis de acompanhar.

Strategyzer

O Strategyzer é uma plataforma que já atendeu mais de 5 milhões de usuários, e que fornece, além do criador de modelos, cursos online, materiais ricos, metodologias, treinamentos, entre outros serviços.

Agora que você entende o que é o Business Model Canvas e conhece algumas ferramentas capazes de auxiliá-lo, já pode iniciar o desenvolvimento dentro de sua empresa. Essa é uma metodologia prática e clara de enxergar um negócio no âmbito interno e externo de atuação.

Aproveite e ajude a difundir o conhecimento: compartilhe o artigo com seus amigos nas redes sociais!

Escreva um comentário

Share This