Atualmente, as empresas não precisam mais ficar restritas ao seu ponto físico para atrair clientes. Devido à consolidação da internet não existem fronteiras para conquistar novos mercados, pois as barreiras físicas são eliminadas. Ademais, os perfis dos usuários vêm sofrendo mudanças com o crescimento exponencial das ferramentas mobile.

Um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) aponta que no final do ano de 2017 haveria um smartphone por habitante no Brasil. Devido à comodidade de acesso à internet, os aparelhos móveis superaram o uso dos desktops.

Portanto, o investimento em app para celulares ou tablets não é mais uma moda, que vai passar em breve. Na verdade,  pode ser um atalho ou porta de entrada para atrair mais clientes e consolidar a sua imagem no mundo virtual.

Neste post, vamos dar algumas dicas de quais são as vantagens de investir em aplicativos para smartphone. Não deixe sua empresa fora dessa! Acompanhe:

1. Aumentar a visibilidade da sua marca

Atualmente, não basta para a sua empresa apenas ter uma página no Facebook, mas é muito importante ter uma presença digital representativa. Oferecer um aplicativo próprio gera no inconsciente do consumidor a ideia de que a sua empresa possui uma marca forte e reconhecida.

Vivemos na era da informação, onde o cliente está sendo bombardeado de dados por todos os lados. Quanto maior o número de possibilidades que ele tenha para chegar à sua empresa, maior será o diferencial para o seu público se manter fiel.

Além disso, aumentar a visibilidade permite expandir os canais de contato com o seu consumidor para que ele nunca esqueça o nome da empresa.

2. Fidelizar clientes

Mais difícil que atrair novos clientes é mantê-los fiéis à sua marca. Muitas empresas se esquecem que precisam reconquistar continuamente o seu consumidor, pois pensam que eles já conhecem a sua marca e isso é o suficiente. Se o cliente já comprou um dos seus produtos e ficou satisfeito com o atendimento, mantenha-o sempre por perto.

O app pode ser um caminho para manter este contato contínuo, portanto, incentive o cliente a baixar seu aplicativo e ofereça como um canal para sanar as dúvidas, encorajando-o a se manter sempre em contato com a sua empresa.

Além disso, ofereça vantagens, troque dicas e interaja sempre para que ele tenha interesse em manter seu app no smartphone. O seu aplicativo precisa ser útil para o cliente, para incentivar a fidelização e retenção dos usuários.

3. Oferecer promoções

Uma boa estratégia para manter o engajamento do usuário é por meio do aplicativo da sua marca. Se possível, ofereça descontos exclusivos para quem utiliza a ferramenta mobile. Se o usuário baixar o programa e não houver interação entre vocês, ele pode optar por desinstalar seu app.

Portanto, faça um planejamento de quais produtos podem ser atrativos para o cliente e ofereça alguma vantagem.

4. Aumentar as vendas por meio de ferramentas mobile

Essa pode ser a primeira opção em que você pensa quando quer utilizar um aplicativo, o que realmente representa um mercado muito atrativo e em constante crescimento. Essa função é conhecida por Mobile Commerce ou M-commerce, uma nova modalidade de comércio eletrônico.

Devido à facilidade de acesso e de usabilidade, algumas pessoas já deixaram de comprar nos sites para comprar exclusivamente pelos aplicativos. Assim, a empresa diversifica os pontos de venda e alcança consumidores com perfis diferentes.

Certamente, aproveitar-se da possibilidade de integrar o app com a interatividade das redes sociais, faz com que os usuários possam compartilhar sua experiência com seus amigos e, assim, atrair novos compradores para a sua loja.

5. Melhorar a experiência do consumidor

Os usuários têm passado mais tempo do seu dia utilizando aplicativos. Seja a trabalho, no seu tempo livre ou para se atualizar. Além de aumentar o número de vendas, por meio aplicativo o cliente possui um canal de contato direto com a sua empresa.

A ferramenta pode disponibilizar a funcionalidade de deixar um comentário, uma sugestão ou reclamação. Esse tipo de informação é muito importante para a empresa melhorar a sua imagem diante do seu consumidor, sempre buscando pontos de melhoria.

6. Conhecer o perfil dos clientes por meio de métricas

Enquanto seu cliente está navegando pelo seu aplicativo é possível coletar diversas informações e desenhar o seu perfil. Essas métricas são importantes para mensurar o engajamento e tomar decisões mais assertivas para o seu nicho de mercado. São alguns tipos de métricas possíveis:

  • verificar quantidade de downloads do aplicativo na app store;
  • contar o tempo médio de visita e visualizações de tela por visita;
  • saber qual o intervalo de tempo entre as compras dos consumidores;
  • medir a quantidade de usuários que retornam depois do primeiro acesso;
  • realizar pesquisa de satisfação para saber o que os clientes pensam;
  • entender quais os números de usuários que estão encontrando seu aplicativo;
  • acompanhar a posição no ranking das app stores;
  • rastrear a origem de acesso ao seu programa;
  • descobrir qual a quantidade de usuários que abandonam seu aplicativo depois de comprar;
  • avaliar quantos usuários indicam seu app para outros;
  • medir o custo realizado por produto vendido;
  • conferir qual a posição geográfica do cliente para conhecer seu perfil;
  • garantir qual a velocidade de funcionamento e carregamento do aplicativo;
  • mensurar com qual frequência o app fecha abruptamente enquanto está sendo usado.

7. Divulgar eventos

Esse canal pode ser uma ótima fonte para informar ao público sobre realização de eventos promovidos pela sua organização ou que tenha a empresa como sede. É importante para atrair público para a sua loja física e reduzir o custo com marketing.

Em suma, a mudança de cultura e comportamento tem sido afetada fortemente pela tecnologia. Os aplicativos mudaram a forma de como a sociedade se comunica, como podem fazer reservas ou pedidos em restaurantes, como chamam um táxi, entre outros. Tudo isso na palma das mãos do usuário e sem muito esforço.

As empresas precisam manter presença no mundo digital e diversificar os canais de contato com o seu público. Os investimentos em ferramentas mobile permitem que a sua empresa esteja sempre à frente dos concorrentes, além de consolidar a sua marca e conquistar novos mercados.

Se a sua empresa ainda não utiliza tecnologia para otimizar os processos, saiba que está bastante defasada. Quer garantir que está sempre atualizado e aproveitando as novidades da melhor forma possível? Que tal saber mais sobre a importância da integração de sistemas para o seu negócio?

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