Aumentar o capital de investimento de uma empresa é difícil e demorado. Nesse sentido, é crucial que uma organização procure parceiros — dotados de poder aquisitivo para investimento — e articule uma apresentação convincente e interessante sobre como o negócio é promissor. Contudo, ainda existem muitas dúvidas relacionadas à preparação para uma reunião com investidores.

Inicialmente, você deve entender a composição do público e o objetivo da reunião. Estar completamente seguro envolve compreender a situação antes de apresentar o projeto.

As startups, frequentemente, preparam-se com um pitch para expor o negócio aos futuros investidores. Essa ferramenta de “venda” consiste em uma apresentação sucinta — de 15 a 20 slides — e objetiva mostrar os produtos, a tecnologia e a equipe que constituem a empresa.

Como o pitch é a ponta do processo — momento final — alguns cuidados prévios são necessários para garantir o seu sucesso. Continue a leitura e descubra quais são eles!

O que levar em consideração para fazer uma reunião com investidores?

A maioria dos empreendedores compartilha algo: eles estão completamente apaixonados por sua empresa e por seus produtos. O negócio os move, com entusiasmo e otimismo. Eles esperam, ansiosamente, para dizer a todos como a sua ideia vai mudar o mundo. Antes disso, porém, é necessário estudar como passar essas informações de forma adequada para as pessoas que ajudarão a impulsionar o seu negócio.

Identificar investidores é um processo, mas você pode realizá-lo usando informações publicamente disponíveis ou dados de um serviço baseado em inscrição — muitas vezes a um custo relativamente modesto.

Com a lista em mão, confie, primeiramente, em potenciais investidores com quem você tem um relacionamento pessoal e grande credibilidade. Convença um deles a investir. Dessa forma, ele se tornará um advogado para persuadir os outros.

Se a sua lista incluir perspectivas-chave que você ainda não conhece, trabalhe suas conexões para ver se algum de seus contatos pode fazer uma introdução. O LinkedIn é um ótimo recurso para esse tipo de redes profissionais.

Antes de se encontrar com qualquer investidor em potencial, aprenda tudo o que puder sobre ele. Isso inclui o estilo, a aposta mais bem-sucedida e o maior fracasso. Quais informações podem ser úteis na negociação com a formulação de argumentos?

Os investidores com aplicações inteligentes trazem muito mais à mesa que ativos fluidos. Eles também podem ter um valor imenso à medida que você constrói a influência e a consciência sobre o potencial de sua marca.

Siga um processo de planejamento estratégico

Você não precisa adotar um processo completo — de seis meses — do tipo que aplicaria em uma grande empresa. Contudo, você deve ter uma compreensão clara de alguns componentes principais. Podemos destacar:

  • mercado-alvo;
  • tamanho e crescimento do mercado;
  • proposição de valor do negócio;
  • perfil do cliente;
  • cenário competitivo;
  • roteiro de produtos;
  • plano nos 12, 24 e 36 meses;
  • principais marcos, especialmente nos próximos 18 meses.

Você também deve ter uma ideia aproximada de como ganhará dinheiro e recuperará o valor investido. Isso inclui as suas margens brutas, os custos de aquisição de clientes (CAC), o valor total de um cliente e as despesas operacionais ao longo do tempo.

Sem esse conhecimento de linha de base, é quase impossível obter capital externo de investidores.

Como se preparar para a reunião?

Existem muitas sugestões sobre qual deve objetivo da reunião e quais os materiais devem ser utilizados. No entanto, o que a maioria das pessoas não sabe é que preparar o público é igual ou mais importante que a própria apresentação. Nessa perspectiva, confira algumas dicas a seguir!

Estude o perfil dos investidores

Encontrar pontos semelhantes — eles conhecem pessoas comuns? Eles estudaram em escolas afins? Você já trabalhou em organizações similares? — fornecem uma base para a conversa inicial e quebra o gelo de forma agradável.

Confira seus investimentos passados

Em quem investiram? Qual é o seu último fundo? Quem eles seguem? Alguma empresa semelhante a sua ou concorrente figuram nessa lista?

Com essas reflexões, é possível inferir o perfil de investimentos de cada parceiro. Mostrar insights sobre o estilo de investimento deles durante a reunião pode impressionar e mostrar adequação às estratégias deles.

Leia as últimas postagens de blog / redes sociais dos potenciais investidores

Entenda a frequência com que eles se comunicam e sobre qual é a natureza de suas publicações. Isso ajudará você a entender estilo de cada um deles, moldando a sua linguagem e repertório na apresentação.

Afinal, o que fazer?

Na sequência, separamos algumas sugestões para você se preparar, da melhor maneira possível, e conseguir bons investimentos com o pitch.

Crie uma apresentação

Há arte e ciência no desenvolvimento de uma boa apresentação para investidores. O pitch deve transmitir a sua história e continuar descrevendo os aspectos-chave do negócio e dos produtos.

Você também pode incluir alguns destaques financeiros sobre como você planeja ganhar dinheiro, baseando-se em um modelo que tenha sido rigorosamente desenvolvido e fortemente examinado.

Sua apresentação é você. Pense o que é possível fazer para relacionar os slides a sua vida. Se estiver em uma reunião face a face com os potenciais investidores, eles estarão lhe avaliando, tanto quanto os seus negócios.

Eles podem confiar em você? Há segurança nas suas falas? Como você responde sob pressão? Você tem credibilidade?

Elabore um resumo executivo

É essencial praticar a sua apresentação com antecedência. Apenas não envie os slides do pitch antes da reunião. Conte, nessa fase preliminar, com um resumo executivo.

O objetivo desse recurso é fornecer informações suficientes, gerando interesse nos convidados. Destaque os fatos mais relevantes sobre a empresa, o produto e o mercado-alvo.

Desenvolva um conjunto de perguntas frequentes e pratique com um público hostil

Esse é um dos componentes mais negligenciados da preparação para reunião de investidores. Entretanto, treinar as perguntas possíveis, feitas de maneira hostil, constitui um dos elementos mais críticos do encontro e precisa ser treinado.

Aprenda com os investidores

À medida que você conhece os potenciais investidores, capture os comentários deles. Incorporar as ideias em seu pitch, resumo executivo e modelo de negócios. Tente aprender com todos.

Mesmo que tenha feito um exaustivo trabalho de preparação para o seu primeiro encontro em busca de investimento, você pode tornar a apresentação ainda mais forte, obtendo contribuições em cada reunião de investidores.

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