Com o advento da tecnologia e a popularização do acesso à internet o mundo dos negócios não é mais o mesmo. É preciso ficar atento às mudanças constantes e buscar diferenciais para se destacar no mercado altamente competitivo em que vivemos. A tecnologia otimiza a gestão e sua aplicação pode ser o ponto de partida para levar seu negócio até o topo.

No post de hoje, nós vamos falar sobre os desafios do gerenciamento comercial e como a tecnologia pode ser uma aliada valorosa para enfrentá-los. Então siga conosco e boa leitura!

A relação entre tecnologia e gestão

A tecnologia não mudou somente o modelo de negócios, mas também alterou os hábitos dos consumidores, o que nos leva a pensar em novas formas de manter uma gestão comercial eficiente.

Um dos mais importantes pontos entregues por meio do uso da tecnologia é a automação. Com ela, é possível alcançar um maior nível de produtividade ao eliminar das tarefas diárias dos colaboradores processos que serão geridos por sistemas da informação.

Os principais pontos de mudança da transformação digital em parceria com gestão comercial são:

  • controle comercial;
  • gestão de tempo;
  • interação com os clientes;
  • medir desempenhos;
  • inteligência de mercado;
  • acompanhamento de resultados.

Parceria entre TI e área de vendas

Para que a inserção da tecnologia possa atingir o seu potencial máximo, é preciso traçar uma parceria entre o departamento de tecnologia e a área de vendas, com o intuito de melhorar o relacionamento e de que demandas sejam plenamente entendidas.

Ao compreender realmente todas as necessidades de seu time de vendas, um gestor poderá buscar junto à equipe de TI as melhores soluções para os seus desafios diários. Por sua vez, o time de tecnologia terá dados suficientes para buscar de forma rápida e precisa a melhor ferramenta para atender a demanda.

Mudanças trazidas pela tecnologia

A área de vendas sofreu um impacto gigantesco das novas tecnologias e vem se transformando cada vez mais. Vamos listar algumas das tecnologias que trouxeram maior agilidade e dinamismo para o setor comercial.

1. Atendimento ao cliente

Os softwares de CRM, que são responsáveis por gerir o relacionamento da empresa com o cliente, auxiliam — e muito — na prestação de um atendimento personalizado, buscando entregar a melhor experiência ao consumidor.

É possível realizar cadastros completos, trabalhar o pós-venda, buscar informações acerca de potenciais compradores, entre outras tarefas que têm o poder de aumentar o engajamento do cliente com sua marca.

2. Vendas virtuais

Fazer uso da internet por meio da concepção de um e-commerce é tendência entre as maiores empresas do mercado. A web é um ótimo ambiente para prospectar novos clientes para o seu negócio.

Com o uso da rede, você aumenta suas vendas e o potencial número de consumidores que podem ser alcançados por sua marca. Com isso, consegue-se uma grande ferramenta de fidelização de clientes.

3. Marketing digital

Com a popularização do acesso à internet, tornou-se também popular o uso dessa tecnologia para divulgação e marketing. A criação de campanhas virtuais pode ser um diferencial no alcance a novos mercados e consumidores.

O Google Adwords é um exemplo de como utilizar a internet para realizar campanhas exclusivas a fim de atrair, captar e qualificar várias oportunidades que podem ser trabalhadas de melhor forma pelo time de vendas da empresa.

4. Blog corporativo

Uma maneira de atrair uma quantidade maior de potenciais clientes é por meio da criação de blogs corporativos para a distribuição de conteúdo de interesse de seu público-alvo, buscando a interação dessas pessoas com a sua empresa e oferecendo seus produtos e serviços como opções viáveis.

O marketing de conteúdo é uma ferramenta poderosa na atração de pessoas já interessadas em adquirir alguma solução próxima à que sua empresa oferta, o que inclui a geração de oportunidades valiosas para serem trabalhadas pela equipe de vendas.

5. Redes sociais

A presença digital é essencial no mundo de hoje, em que praticamente todas as empresas atuantes no mercado mantêm perfis e interagem com clientes diretamente por meio dessas ferramentas.

São ótimas formas de criar engajamento com seu público-alvo, relacionar-se e atrair um número maior de prospects. Pode-se criar campanhas visando ao compartilhamento para alcançar ainda mais clientes.

Benefícios das tecnologias na gestão comercial

São várias as vantagens do uso das novas tecnologias para facilitar a gestão comercial. Citaremos, a seguir, algumas das principais:

1. Geração de leads qualificados

A possibilidade de criar campanhas específicas baseadas em personas bem estruturadas e atrair diretamente prospects interessados em seus produtos gera leads muito mais qualificados que as campanhas por meio de mídias tradicionais. Essa atividade facilita muito o trabalho da equipe de vendas, que terá muito mais probabilidade de fechamento de negócios.

2. Relatórios confiáveis

A elaboração de relatórios com o auxílio de softwares de gestão torna as informações disponíveis muito mais confiáveis, uma vez que a composição dos documentos é baseada em informações coletadas pelo sistema e sua criação é automatizada. Com relatórios bem elaborados em mãos, é possível visualizar pontos de melhora e gargalos no atendimento ao cliente.

3. Controle total sobre a equipe

Com o auxílio de um bom sistema de gestão comercial, é possível realizar um controle mais eficaz sobre o time de vendas, conferindo o número de conversões, dificuldades e necessidades de capacitação. Além disso, é possível verificar quais vendedores apresentam maiores resultados e buscar replicar suas técnicas para o restante da equipe.

4. Inteligência de mercado

É possível, por meio de softwares de análise, observar e mapear as atividades de seus concorrentes. Esse tipo de atividade mostra ao gestor pequenos detalhes que podem ser melhorados em seus próprios processos de atendimento. Conhecer as táticas empregadas por seus concorrentes diretos é a melhor maneira de buscar diferenciais.

5. Métricas de desempenho

A criação e acompanhamento de métricas de desempenho são essenciais para o sucesso de uma estratégia comercial. A tecnologia auxilia na busca por informações de maneira otimizada, além da condensação desses dados e apresentação dos resultados, facilitando o trabalho do gestor e auxiliando na tomada de decisão.

Esperamos que com essas informações você possa compreender a importância do uso da TI e como a tecnologia otimiza a gestão comercial. Gostou desse post? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e receba conteúdo exclusivo feito para você!

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