Os aplicativos móveis já fazem parte da realidade do mundo empresarial, seguindo a tendência irreversível de presença massiva da tecnologia na vida das pessoas.

Por isso não é exagero afirmar que está fadada a não acompanhar o ritmo da era digital aquela empresa que não entra nessa dinâmica mobile, em que serviços são oferecidos em dispositivos móveis, processos são realizados ali e a comunicação entre todos os atores envolvidos no negócio se utiliza desse tipo de recurso.

Para se ter uma ideia, o brasileiro já aderiu aos smartphones para realizar tarefas do seu dia a dia. Muito além das redes sociais, hoje os celulares e tablets são utilizados para pagar contas, realizar compras, reservar bilhetes de cinema, realizar check-in em companhias aéreas, manter relacionamentos pessoais e profissionais.

E como uma empresa é feita de pessoas, é preciso adaptar o ambiente corporativo para que seja aderente ao contexto social produzido pelo grupo de indivíduos que a compõe e pelos outros que estão do lado de fora — na condição de cliente, fornecedor, concorrente ou parceiro.

Diante desse cenário, este post aborda a importância das aplicações móveis para empresas. Os que acreditam que esse é o caminho para a inovação dos modelos de negócio — e os que ainda não se convenceram disso também! — são convidados a essa leitura!

1. A importância de se preocupar com aplicativos móveis nos dias de hoje

Para convencer um gestor de que algo precisa ser feito, o melhor é apresentar-lhe estatísticas. E os números sobre o crescimento de celulares e do mercado de aplicativos móveis mostram que o mercado caminha em uma direção: o crescimento empresarial está ao alcance das mãos, a um toque em uma tela de um dispositivo móvel.

Uma pesquisa realizada pela Millward Brown Brasil e NetQuest, a pedido da Associação de Marketing Móvel, no ano passado, mostrou que o brasileiro utiliza o celular por mais de três horas por dia, em média, para realizar diferentes atividades, como acessar e-mails, pesquisar assuntos diversos, navegar na internet e realizar chamadas.

Quando o holofote é direcionado para os jovens da chamada geração millennials, a média sobe para quatro horas conectados a um aparelho móvel. Além disso, a marca de uso de cerca de oito apps por semana, com crescente volume de downloads de programas mobile, mostra a potência que o mercado de desenvolvimento de aplicativos móveis está se tornando.

Com tanto tempo dedicado ao uso de um equipamento, fica claro para as empresas que ele pode (e deve) ser utilizado como instrumento para aproximação de seus públicos de interesse, ações de marketing, engajamento de clientes e venda de produtos e serviços.

E mesmo quando o core business não tem como cliente final uma pessoa física, é fundamental a exploração dos aplicativos móveis para otimizar tarefas, automatizar processos, dar fluidez à comunicação entre colaboradores e departamentos, digitalizar documentos, conferir segurança às transações, dentre outras funcionalidades.

2. Por que investir em um aplicativo móvel para a empresa?

Agilidade e respostas alinhadas com a necessidade de cada cliente é o que se espera de uma empresa. Na era digital, esse objetivo pode ser mais facilmente alcançado quando recursos tecnológicos são adotados para transformar a realidade do negócio.

Se antes soluções de Machine Learning, Big Data e Data Science eram exclusivas para computadores de mesa, a partir de recursos físicos robustos, hoje a nuvem permite que um parque tecnológico consolidado esteja disponível, de certa forma, em um smartphone.

É transparente para o usuário, mas a partir do momento em que soluções móveis são acessadas na tela, uma infraestrutura de alta performance está, em algum lugar do mundo, a serviço daquela aplicação em uso.

Essa possibilidade deve ser aproveitada pelas empresas para diversas necessidades, inclusive as que dependem de análise de dados em tempo real, para subsidiar tomadas de decisão.

Do lado das interações entre colaboradores e entre a empresa e seus clientes, é preciso evoluir de aplicativos como o WhatsApp para softwares móveis desenvolvidos para a realidade corporativa, com todos os requisitos de segurança, disponibilidade, desempenho e experiência positiva do usuário.

Ter aplicativos móveis que se tornam ferramentas utilitárias otimiza vários processos, como o fluxo de vendas, visualização de documentos e outras mídias, comunicação instantânea, realização de cálculos complexos, videoconferência, monitoramento de indicadores, gestão da produtividade de equipes, potencialização dos times de vendas, dentre muitas outras utilidades com foco empresarial.

Assim, aos poucos aplicativos móveis estão se tornando verdadeiras plataformas de serviços, agregando valor a toda a cadeia de valor de um negócio. Conheça as vantagens dos aplicativos móveis corporativos no próximo tópico!

3. Benefícios de apps corporativos para o seu negócio

Além da atualização do modelo de negócio para o que o mercado atual espera, ou seja, a oferta de funcionalidades que facilitem a vida do usuário, reduza obstáculos e o tempo de resposta, o uso de aplicativos móveis traz como benefícios:

  • agilidade na execução de atividades diversas;
  • visualização intuitiva de informações gerenciais;
  • praticidade em processos de vendas e fechamento de contratos;
  • consulta remota a estoques;
  • usabilidade, a partir de interfaces amigáveis;
  • boa experiência do usuário;
  • tempestividade na coleta de dados;
  • facilidade na análise de dados;
  • mobilidade para acessar o trabalho remotamente, sem limites geográficos ou temporais;
  • gestão do tempo;
  • gerenciamento de equipes, distribuição de tarefas e acompanhamento de produtividade de equipes;
  • acompanhamento de indicadores gerenciais;
  • análise de dados em tempo real;
  • racionalização de custos, com simplificação de processos;
  • maior visibilidade do negócio, com reforço da presença digital da marca;
  • liberação do tempo de gestores e colaboradores para questões relevantes do negócio.

Por tudo isso é vital o investimento em soluções de mobilidade, como fator de vantagem competitiva, modernização do negócio e sobrevivência em um ambiente que é ávido por inovações constantes. O fato é que o mundo se tornou mobile e, mais do que um desafio, é preciso encarar essa transformação como oportunidade.

Ter esse incremento no dia a dia dos negócios é possível mesmo para as organizações que não são de TI ou que não possuem um departamento de TI consolidado. Existem no mercado empresas especializadas em desenvolvimento de aplicativos móveis, a partir do mapeamento dos processos e da realidade e necessidades de cada empreendimento.

A ATM Digital desenvolve soluções móveis sob medida para o perfil de cada negócio. Entre em contato para conhecer nosso portfólio!

Share This